Ano após ano a discussão sobre a utilização de recursos naturais se torna mais enfática, afinal, sua exploração excessiva gera consequências bastante prejudiciais ao planeta. Na construção civil, quando a pauta é sustentabilidade existem diversas maneiras de realizar um projeto que seja comprometido ecologicamente. Seja para reformar ou construir é possível apostar em soluções bastante eficazes que auxiliam na redução dos impactos ambientais e também trazem benefícios aos moradores.
Quer saber como? Confira:
Planejamento da obra
Essa pode parecer uma alternativa simples, mas é muito eficaz. Planejar com antecedência e contar com o auxílio correto dos profissionais envolvidos fará toda a diferença para uma execução sem desperdício de recursos e que respeitem as diretrizes que envolvem a utilização consciente do meio ambiente, respeitando todas as normas éticas ambientais.
Cisterna
Ao falar de sustentabilidade na construção civil, as cisternas não podem ficar de fora. Ligadas as calhas, elas servem para captar, armazenar e distribuir a água da chuva. O volume armazenado pode ser utilizado em dispositivos como irrigadores e mangueiras, gerando também vantagens econômicas no que se refere ao uso consciente da água.
Painéis solares
Os painéis solares se tornaram um dos recursos queridinhos da sustentabilidade na construção civil. Com o desenvolvimento da tecnologia é possível trabalhar cada vez mais ao favor do meio ambiente, pois trata-se de uma ótima opção para novas obras e também para reformas em imóveis já construídos. Além de reduzirem o consumo, gerando redução nos custos com eletricidade, os painéis também podem ser utilizados para aquecer a água em piscinas e caixas d’agua direcionadas a chuveiros e torneiras da casa.
Áreas verdes
Além de aumentarem a sensação de conforto e bem-estar, as áreas verdes funcionam como purificadoras de gases poluentes, barreiras acústicas contra ruídos e caso sejam cultivadas em espaços próximos às janelas contribuem para deixar as temperaturas mais amenas, reduzindo a necessidade da utilização de equipamentos de ar-condicionado.
Steel Frame
As vantagens desse sistema construtivo são inúmeras. Como os materiais utilizados são mais leves, é possível reduzir os meios de transporte necessários e, consequentemente, o consumo de combustível. Além disso, a leveza do sistema minimiza o peso lançado sobre os solos, diminuindo o impacto da construção. O modelo ainda permite a execução de uma obra seca, limpa e muito mais rápida que os sistemas construtivos tradicionais.