Praticidade e agilidade nos norteiam na atualidade e claro que na construção civil não seria diferente. Capaz de agilizar o processo construtivo, concluindo as obras em menor tempo, o steel frame é novidade no mercado brasileiro. O inovador método construtivo ainda é pouco conhecido no país, mas traz diversas vantagens.
Também chamado de construção seca, o steel frame é um método construtivo baseado nas estruturas de aço galvanizado. Popularizado nos Estados Unidos, esse método corresponde a 90% das novas construções no país e no Canadá.
Seus principais benefícios são a agilidade, menor necessidade de mão de obra e a sustentabilidade. Isso porque os perfis de aço leve são totalmente recicláveis e não geram desperdícios, já que não são utilizados concreto, tijolos e areia, como na alvenaria. Outros pontos importantes são o baixo consumo de água, a facilidade nas instalações elétricas e hidráulicas, a precisão nas medidas, além do desempenho acústico e térmico superiores.
Técnica
Os perfis de aço galvanizados são usados na criação de painéis estruturais e não estruturais. Assim como nas vigas secundárias, de piso, tesouras de telhado e outros. O processo de galvanização se faz necessário pois origina um revestimento de zinco sobre a peça. Essa substância evita a corrosão e dá mais segurança à estrutura.
Os perfis de aço leve são produzidos seguindo especificações e padrões rigorosos. O aço utilizado não sofre alterações em suas características, como expansão, mofo, bolor ou variações no diâmetro dos furos para encaixe
Aliadas aos perfis de aço estão as chapas de madeira, conhecidas como OSB. Elas são responsáveis por realizar o contraventamento, artificio que torna o conjunto mais sólido.
Etapas
Primeiramente é feita a fundação da residência, sua base. Na sequência são instalados os painéis da parede previamente montados. Todas as paredes são protegidas na base utilizando material específico. A laje pode ser feita apenas de OSB ou OSB e contrapiso armado como base.
O passo seguinte é a aplicação da lã de vidro com OSB em ambos os lados. Assim como o dry wall para paredes internas e placas cimentícias para as paredes externas. A última fase inclui o tratamento das juntas das placas, por meio da aplicação de argamassa base coat nas paredes externas. Então, a obra recebe os revestimentos comuns, como as pedras, porcelanatos, madeiras, pastilhas, azulejos, pintura, entre outros.
Tanto a madeira do OSB quanto a lã de vidro recebem tratamento antichamas. Além de evitar a propagação do fogo, são autoextingüíveis, o que confere ainda mais segurança. A lã de vidro, responsável pelo isolamento térmico e acústico, também se diferencia por ser antialérgica.
Outros benefícios
Todo projeto feito para ser executado em alvenaria pode ser feito no sistema steel frame. Um ótimo benefício para o arquiteto é que, enquanto na obra em alvenaria as medidas variam em centímetros, no steel frame as diferenças são milimétricas. Por isso o profissional pode produzir o mobiliário planejado ainda durante a obra. O acabamento do projeto também é mais fino, conferindo um padrão excelente.
Assim como na alvenaria, o steel frame permite o uso e diversos recursos da engenharia, como o uso de pé direito duplo, marquises de pequena espessura, mezanino, guarda-corpos com vidro e fixação em bottons, escadas vazadas, entre outros detalhes.
Está pensando em construir uma residência de alto padrão e ainda não decidiu sua construtora? Entre em contato conosco pelo (41) 3018-9588.