A quebra de padrões e paradigmas foi o que fez Enedina Alves Marques deixar um legado importantíssimo em nossa história. Neste mês de janeiro, período em que completaria 110 anos, ela foi homenageada pelo Google pelo pioneirismo de ter sido a primeira engenheira negra do Brasil. Graduada pela Universidade Federal do Paraná em 1945, foi professora e atuou em obras significativas do nosso estado e, além disso, deixou um patrimônio imensurável: a inspiração para que muitas mulheres seguissem este mesmo caminho.
Em um período onde a universidade não era um ambiente pensado para mulheres, Enedina enfrentou grandes desafios para que pudesse abrir as portas de um novo tempo. Com isso, ela foi a primeira mulher engenheira no estado do Paraná e a primeira mulher negra engenheira do Brasil. Para se ter uma ideia, na sala de Enedina se formaram mais de 32 engenheiros homens, enquanto ela lutava todos os dias uma batalha com propósito de enfrentar os preconceitos de uma sociedade que ainda hoje engatinha rumo ao progresso.
Enedina tornou-se auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas no Paraná, passou para chefia do departamento de hidráulica, divisão de estatística e serviço de engenharia na Secretaria de Educação e Cultura do Estado, e mais tarde, foi transferida para o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica, com o intuito de trabalhar no Plano Hidrelétrico e também no aproveitamento das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu.
Para desbravar os preconceitos da época, há rumores de que ela trabalhava com um revólver em sua cintura e, para que pudesse ser ouvida, atirava para o alto para chamar a atenção dos colaboradores nas obras. Aliás, dentre os principais projetos de Enedina, um dos mais icônicos é a Usina Capivari-Cachoeira, no município de Antonina, no Paraná.
Nós, da Construtora Monreal, prestamos aqui nossa homenagem à Enedina Alves Marques, mulher, negra, engenheira civil, brasileira, paranaense e curitibana, que é motivo de orgulho para o nosso país e nosso segmento. Nesta data, celebramos com alegria esse divisor de águas em nossa história, pois graças ao pioneirismo dela, a engenheria civil de forma geral ganhou anos-luz de desenvolvimento.
Acompanhe sempre as novidades que postamos em nosso blog!
Fonte: Blog PUC-PR.