As rotinas agitadas dos grandes centros urbanos pedem por momentos de descanso e tranquilidade. Por isso, ter um cantinho em casa para renovar as energias e relaxar tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. Com algumas intervenções é possível transformar o lar em um refúgio acolhedor e convidativo ao sossego, ampliando a qualidade de vida de seus moradores.
Fundamental para o equilíbrio do ser humano, o cuidado com a mente garante benefícios para todas as áreas da vida de uma pessoa, incluindo os relacionamentos e o desempenho profissional. Sendo assim, reservar momentos diários para relaxar, ajuda a reorganizar as ideias, desenvolver o autoconhecimento e melhora a produtividade. Outro ponto positivo é que com um espaço zen em casa não é preciso agendar horários e se locomover para poder se desligar das obrigações. A possibilidade de ter uma rotina mais saudável se encontra a poucos passos, basta ter disciplina e determinação.
Mas afinal, o que é preciso ter em um espaço zen em casa?
Que as cores desempenham um papel importante na vida das pessoas, não é nenhuma novidade. Afinal, elas têm o poder de provocar diferentes sensações, podendo gerar sentimentos positivos e negativos. Desta forma, tons mais claros e suaves inspiram momentos mais relaxantes e ampliam a sensação de bem-estar.
Conceito popularizado nos últimos anos, a biofilia compreende a partir de uma perspectiva científica, a atração do ser humano pela natureza como um princípio evolutivo. Ao ser implementada na arquitetura, visa promover o contato com a natureza através do uso de plantas e elementos naturais.
Segundo dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), as pessoas passam uma média de 90% de seu tempo em ambientes fechados, nos quais as concentrações de alguns poluentes são mais altas. Neste cenário, os benefícios do design biofílico para a saúde física e mental são inúmeros, entre eles podem ser destacados:
A aromaterapia é outro item que pode colaborar para a criação de um espaço ideal para o relaxamento. Técnica natural que utiliza o aroma e partículas liberadas por óleos essenciais, estimulando diferentes partes do cérebro, ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, depressão, insônia e promove o bem-estar, fortalecendo as defesas do corpo. Aposte no uso de difusores, aromatizadores, velas e incensos.
Seja seguindo técnicas de feng shui ou não, um décor suave criará um ambiente acolhedor e aconchegante. Poucos móveis, tonalidades claras, texturas, almofadas e tapetes irão garantir o espaço ideal para que os moradores possam se desconectar e trazer mais vitalidade para o seu dia a dia.