As civilizações contaram suas histórias através da arquitetura. Por centenas e milhares de anos, essa narrativa descreveu a realidade de muitas sociedades e, até hoje, podemos ver os resultados estampados nas paisagens das cidades ao redor do planeta. Edificações memoráveis seguem esses estilos arquitetônicos e são claramente identificadas através dos elementos marcantes de design que formam os princípios atemporais da arquitetura nobre, servindo assim de inspiração para projetos grandiosos.
Selecionamos duas das escolas mais reconhecidas para apresentar seus detalhes encantadores que moldaram a forma de viver ao longo dos séculos, pois, como já afirmava Johann Wolfgang von Goethe : “A arquitetura é música petrificada”. Essa melodia que perpetua na Terra, rompe a barreira do tempo e envolve a todos nós em uma mesma sintonia.
O Clássico: arquitetura greco-romana
Este tipo de arquitetura, presente entre o ano de 850 a.C e 500 d.C, desenha os cenários que conhecemos da Grécia e Roma antigas. O estilo clássico é frequentemente representado por templos e lugares grandiosos rodeados por colunas.
Essas colunas podem ser notadas nas seguintes formas: grega, dórica, jônica e coríntia, e, sem dúvidas, são alguns dos elementos de mais destaque aqui. Dois exemplos populares da arquitetura clássica são: o complexo Acrópole, em Atenas, e o Coliseu, em Roma.
Arquitetura Gótica
O início desse movimento se deu na França e logo se espalhou por todo o continente europeu. Algumas das igrejas mais conhecidas no velho mundo apresentam o estilo de arquitetura gótico.
As características predominantes são: arco fortemente pontiagudo, colunas nervuradas e abobadadas e contraforte.
Se desde o primeiro momento que estava lendo sobre essa grande escola da arquitetura veio à sua cabeça a Catedral de Notre-Dame, você está certíssimo! Notre-Dame, em Paris, é um gigante marco desse estilo, dentre muitos outros, como a Catedral de Canterbury, na Inglaterra e a Catedral de Milão, na Itália.
Nada como voltar ao passado para compreender o presente. Nós, da Monreal, ressaltamos a importância dessas bases incríveis da arquitetura que nos permitem recriar construções exuberantes nos dias atuais.
Em breve falaremos sobre outros estilos, acompanhe nosso blog!