O mercado da construção civil está em constante movimento. Para acompanhar o setor, as empresas têm de estar atentas às novidades e tendências que agregam tecnologia e praticidade aos projetos. Apostar em métodos inovadores garante um imóvel diferenciado esteticamente e funcional em sua rotina. O engenheiro civil e diretor técnico da Construtora Monreal, Cassiano M. Costa Garcia, reuniu algumas dicas do que está em alta, confira:
Vão livre
Elemento utilizado no icônico Panteão de Roma, o uso de vãos livres é uma escolha ousada e imponente. “Por se tratar de grandes distâncias livres entre os pilares, é necessário um estudo aprofundado das estruturas e dos materiais utilizados afim de garantir a qualidade final”, comenta o engenheiro.
Utilização de aço
O aço vem ganhando espaço devido às diversas vantagens sobre os métodos tradicionais. “O material ocupa uma área menor da obra e reduz o tempo de execução. Além disso, melhora a precisão estrutural, diminuindo a chance de erros”, afirma Cassiano. Muito versátil, a estrutura metálica possibilita uma arquitetura mais esbelta e arrojada.
Industrialização dos processos
Em busca de soluções mais tecnológicas e sustentáveis para as construções, têm surgido no mercado materiais que merecem destaque. Dentre eles, a madeira laminada, mais conhecida como Cross-Laminated Timber (CLT), surge como alternativa para as chapas de compensado, garantindo boa resistência e versatilidade para os projetos, sem deixar de lado a estética.
Concreto aparente
O concreto aparente garante personalidade a qualquer ambiente. O método construtivo não utiliza revestimentos ou acabamento acima da estrutura, acrescentando um tom brutalista e industrial aos projetos. A técnica foi muito difunda pelas obras do arquiteto Oscar Niemayer, que percorrem o Brasil. Para garantir um bom resultado é preciso investir em mão de obra especializada.