A utilização de pedras naturais para a construção teve início há milhares de anos. Desde o Egito antigo, blocos de calcário e sienito já eram extraídos e direcionados para levantar as pirâmides grandiosas que serviam de tumbas para os faraós. Inspirados por essa cultura, a Grécia e o Império Romano começaram a utilizar esses materiais na execução de monumentos, esculturas e edificações que até hoje são marcos na história da humanidade.
Durabilidade e resistência
Sem dúvidas, um dos maiores trunfos que o mármore e o granito oferecem para a construção é a durabilidade. Considerados verdadeiras joias da natureza, são as opções favoritas quando o assunto é acabamento e, não é para menos!
Com seus veios característicos e exuberantes, o mármore entrega uma infinita disposição de cores e formas que combinam com todos os estilos arquitetônicos. Por outro lado, o granito oferece resistência ímpar, ideal tanto para compor espaços internos quanto externos.
Versatilidade: palavra que define o décor deste século
Seja para projetos neoclássicos, exuberantes e eruditos, ou minimalistas, com um ar contemporâneo de linhas retas e comportadas, as pedras naturais como o mármore e o granito atendem perfeitamente ambas as ideias. Por isso, abra a sua mente para as infinitas possibilidades de composição e conheça a gigantesca variedade de peças disponíveis no mercado.
Qual a diferença entre o mármore e o granito?
A dúvida mais frequente na hora de escolher o revestimento é a diferença entre o mármore e o granito. Por isso, separamos aqui dois tópicos para que você possa compreender:
Mármore – criado a partir de uma formação de calcário e dolomita, ele é um tipo de rocha metamórfica que ao longo de milhares de anos passou por processos de pressão e aquecimento no interior da Terra.
O mármore é uma pedra nobre e sua coloração predominante é a branca, acinzentada, creme – com veios escuros, esverdeados e dourados – ou ainda, inteiramente preta. Suave e harmônico, tem superfície com nuances que chamam a atenção pela irregularidade das linhas impressas. Embora tenha alta durabilidade, não é tão resistente quanto o granito, por isso, é indicado para compor ambientes internos que exigem luxo e glamour.
Granito – composto basicamente pelos minérios quartzo, feldspato e mica, o granito é uma pedra dura e extremamente forte. Possui cores mescladas por conta da disposição interna dos minerais e, diferentemente do mármore, pode ser reconhecido pelas granulações em sua superfície.
Ideal para áreas úmidas ou que tenham grande circulação de pessoas, o granito oferece um resultado eficiente, em virtude disso, é muito utilizado em cozinhas, áreas de serviço e varandas.